Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > TERÇA TECNOLÓGICA: Tecnologia de gestão é capaz de otimizar a produção na indústria de bens de capital
Início do conteúdo da página
Notícias

TERÇA TECNOLÓGICA: Tecnologia de gestão é capaz de otimizar a produção na indústria de bens de capital

Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2016, 13h24

2016 07 14 3atec 22016 07 14 3atec 1

Planejar a produção de bens de capital é um grande desafio, especialmente em tempos de incertezas na economia. Até o momento da entrega, muitos fatores podem interferir ou mesmo inviabilizar a produção de produtos complexos de engenharia elaborados sob encomenda, como equipamentos para indústrias. Para enfrentar essas dificuldades, a engenheira de produção Andréa Carvalho, da área de Engenharia de Avaliações e de Produção do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), desenvolveu um modelo de otimização matemática capaz de auxiliar neste tipo de planejamento. O trabalho, que foi objeto da tese de doutorado da pesquisadora, será mostrado ao público na próxima Terça Tecnológica, no dia 2 de agosto, no auditório do INT.

A gestão da indústria de bens de capital depende de constantes ajustes da capacidade produtiva, ao longo do tempo, para acompanhar as variações da demanda instável. Assim, cabe aos gestores decidir se a empresa tem ou não condições de atender uma nova demanda, cumprindo compromissos previamente acordados.

“Na prática, é comum as empresas aceitarem o máximo possível de pedidos, sem avaliar suficientemente os efeitos na capacidade, levando, muitas vezes, a sobrecargas de trabalho e impactos negativos no negócio. Nesse contexto, o planejamento da capacidade é uma atividade altamente relevante para garantir a provisão dos recursos de forma a atender prontamente as demandas dos clientes” – explica a engenheira de produção.

É nesse contexto que foi realizada a pesquisa de doutorado de Andréa Carvalho, desenvolvendo um modelo de otimização matemática para apoiar a tomada de decisão no que tange ao planejamento da capacidade. Uma das características inovadoras do modelo é a incorporação de dados relativos à variabilidade do processo, permitindo a geração de planos robustos, protegidos contra incertezas. Esse modelo foi aplicado numa indústria de caldeiras especiais para auxiliar na fase de negociação de novas demandas. A ferramenta demonstrou que pode ajudar a minimizar custos e a otimizar o planejamento.

O ciclo Terças Tecnológicas é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, apresentando projetos como esses, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Tecnologia. O objetivo é estimular o debate e a interação entre tecnologistas e o público universitário, e divulgar tecnologias inovadoras para a sociedade.

Serviço

Terças Tecnológicas - 2016

Tema: Planejamento da produção em indústria de bens de capital usando modelos matemáticos

Palestrante: Andréa Carvalho (tecnologista da área de Engenharia de Avaliações e de Produção do INT)

Data: 2 de agosto

Horário: 14h30 às 16h30

Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia
(Av. Venezuela, 82 - Praça Mauá - Rio de Janeiro)

Inscrições gratuitas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Os inscritos receberão um certificado de participação.

Fim do conteúdo da página