Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > INT participa da 68ª Reunião Anual da SBPC, em Porto Seguro
Início do conteúdo da página
Notícias

INT participa da 68ª Reunião Anual da SBPC, em Porto Seguro

Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2016, 14h25

2016 07 04 sbpc foto justo davila 032016 07 11 sbpc

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) participou, da 24ª ExpoT&C, mostra de Tecnologia e Ciência associada à 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu entre os dias 4 e 9 de julho, no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, BA.

Logo após a cerimônia de abertura, no dia 4 de julho, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, visitou o estande do INT, sendo recebido pelo diretor Fernando Rizzo.

Em seu estande, o INT apresentou projetos relacionados à eficiência energética e sustentabilidade. Por meio de maquetes de fornos, os visitantes puderam verificar como mudanças de tecnologias de queima, secagem e uso da matéria-prima podem reduzir o consumo de combustível na produção de telhas e tijolos, melhorando a qualidade do produto e reduzindo emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Essas informações correspondem às ações do projeto Eficiência Energética em Indústrias de Cerâmica Vermelha na América Latina para Mitigar a Mudança Climática (EELA), coordenado no Brasil pela área de Energia do INT.

O Instituto também apresentou embalagens que reduzem em até 70% as perdas de frutas. Com base dobrável e retornável, a solução desenvolvida pela área de Desenho Industrial do INT substitui caixas e caixotes que viram lixo após o uso. Padronizada no comprimento e largura, as embalagens se empilham perfeitamente sem amassar ou abafar o conteúdo. O que varia na embalagem são as alturas e as bandejas que se adéquam ao diâmetro e ao formato de várias frutas. A precisão da acomodação dos produtos é garantida por pesquisa realizada com frutas digitalizadas e impressas em 3D. Ao contrário da estrutura da caixa que retorna ao produtor, a fina bandeja fica no mercado, sendo feita em material apropriado para a reciclagem.

Para os estudantes, o estande do Instituto Nacional de Tecnologia realizou o Desafio INT, um jogo interativo de perguntas e respostas sobre Ciência, Tecnologia e Inovação.

No dia 5 de julho, o diretor do INT, Fernando Rizzo, participou do ciclo de palestras da mostra 24ª ExpoT&C. “Apoio à inovação nas empresas” foi o tema da apresentação. Em sua fala, o diretor mostrou a infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento do INT e abordou sua atuação voltada à Inovação, especialmente a partir do atendimento do Instituto como Unidade Embrapii.

O INT foi uma das 28 unidades de pesquisas que integrou o Pavilhão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no evento. No estande do Instituto, o visitante pôde ainda obter informações sobre as diversas áreas de pesquisa existentes no Instituto e sobre seu serviço como unidade credenciada da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, a Embrapii.

Divisão de Comunicação - INT

Fim do conteúdo da página