Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Unidade Embrapii INT articula novos projetos com empresas
Início do conteúdo da página
Notícias

Unidade Embrapii INT articula novos projetos com empresas

Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2016, 14h40 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2017, 13h52

2016 07 01 embrapiiO Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG), em Contagem (MG), sediou, no dia 30 de junho, o Workshop Unidade Embrapii INT - Financiamento para pesquisa, desenvolvimento e inovação. Promovido em parceria pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTIC), o evento apresentou para 24 representantes de 18 indústrias locais oportunidades de realização conjunta de projetos de inovação na área de Tecnologia Química Industrial dentro do ambiente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Ao final do evento, empresas demonstraram interesse em estreitar relações com a Unidade INT e foram articuladas visitas técnicas do Instituto às suas respectivas unidades industriais. Nesse grupo, encontram-se a Petrobras – Refinaria Gabriel Passos, Emifor Indústria de Alimentos Ltda., Hertape Saúde Animal, Belgo Bekaert Arames, Seva Engenharia Eletrônica S.A., Nacional de Grafite Ltda., Brembo do Brasil Ltda., AMG Mineração S.A. e outros empreendimentos ligados à produção de Laticínios de Juiz de Fora. Nas visitas, os técnicos do INT pretendem conhecer os problemas e desafios tecnológicos das indústrias e, desta forma, definirem propostas de projetos de inovação a serem desenvolvidos.

O Workshop Unidade Embrapii INT apresentou inicialmente competências e infraestrutura disponíveis no INT, assim como as perspectivas de aporte de recursos correspondentes a até dois terços do valor dos projetos. As áreas da indústria contempladas pelo evento foram:

1) metalurgia e mineração;

2) automotiva, plásticos e borrachas, petróleo e biocombustíveis, e energia;

3) biotecnologia, produtos alimentícios, e produtos químicos.

No tema metalurgia e mineração, houve apresentações sobre desenvolvimento de ligas e revestimentos metálicos; materiais e revestimentos para altas temperaturas de processamento; processo de extrusão angular em canal; nanotecnologia; caracterização de ligas de titânio por metalurgia do pó; compactação de pós metálicos; tratamento de superfícies; análise química de insumos, produtos e efluentes; tratamento e reaproveitamento de rejeitos.

Para o grupo das indústrias automotiva, plásticos e borrachas, petróleo e biocombustíveis, e energia, foram apresentadas soluções de biocombustíveis e catalisadores; formulações, processamento e caracterização de plásticos e borrachas; biocorrosão para o segmento de óleo e gás; eficiência energética; desenvolvimento de produtos em design; e pesquisa e desenvolvimento em ergonomia.

Para o grupo das indústrias automotiva, plásticos e borrachas, petróleo e biocombustíveis, e energia, foram apresentadas soluções de biocombustíveis e catalisadores; formulações, processamento e caracterização de plásticos e borrachas; biocorrosão para o segmento de óleo e gás; eficiência energética; desenvolvimento de produtos em design; e pesquisa e desenvolvimento em ergonomia.

Aos interessados em biotecnologia, produtos alimentícios, e produtos químicos, foram apresentadas soluções de suplementos alimentares baseadas em encapsulação nanométrica de nutrientes; microalgas para alimentos; rotas enzimáticas para produtos químicos; etanol de segunda geração; análise química de insumos, produtos e efluentes; tratamento e reaproveitamento de rejeitos.

Segundo o coordenador de Negócios do INT, Vicente Landim, “o workshop foi concebido para dar amplo suporte às necessidades de inovação do setor industrial de Minas Gerais, com perspectiva de novas parcerias para a Unidade Embrapii INT”.

  • Confira aqui as apresentações do Workshop
  • Acesse aqui as fotos do evento

Divisão de Comunicação - INT

Fim do conteúdo da página