Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > INT tem novo ensaio de biodiesel acreditado
Início do conteúdo da página
Notícias

INT tem novo ensaio de biodiesel acreditado

Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2016, 14h47

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) estendeu seu escopo de acreditação junto ao Inmetro, para a realização, no Laboratório de Corrosão e Proteção (Lacor), de um novo ensaio químico para biodiesel e misturas. Trata-se do Ensaio para Determinação da Estabilidade Oxidativa de Biodiesel e Misturas com Diesel, segundo a norma EN 15751:2014, exigido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), de acordo com a resolução ANP 045/2014, que hoje regulamenta a qualidade do biodiesel e das misturas diesel-biodiesel no país.

A expansão do escopo do INT foi homologada pelo Inmetro em 7 de abril último e cumpre uma das metas do projeto Finep RSBiocom, que financia as ações da Rede de Serviços Tecnológicos em Biocombustíveis (RBiocomb). A RBiocomb compõe o eixo de Serviços Tecnológicos do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). O novo serviço assegura o cumprimento do parâmetro “estabilidade oxidativa”, associado à degradação que biodiesel e misturas são passíveis de sofrer.

Hoje o diesel veicular contém 7% de biodiesel (B7), com perspectivas de aumento dessa participação de biodiesel na matriz brasileira de combustíveis para 8% a partir de março de 2017. Para estruturar a realização do novo ensaio, o INT contou com recursos da Finep direcionados ao Sibratec.

Os responsáveis técnicos pelos novos ensaios são os tecnologistas Eduardo Cavalcanti, coordenador da RBiocomb, e Vera Resende, do Lacor, atuantes na Divisão de Corrosão e Degradação (DCOR).

O processo de acreditação é conduzido internamente pela Divisão de Gestão da Qualidade (DIGQ). Para conferir o escopo completo da acreditação do INT na Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE) do Inmetro, visite o link: http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/docs/CRL0006.pdf.

Divisão de Comunicação - INT

Fim do conteúdo da página