Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > 1º Workshop da Rede Sibratec de Biocombustíveis apresenta serviços e desafios tecnológicos para atender a Nova Lei do Biodiesel
Início do conteúdo da página
Notícias

1º Workshop da Rede Sibratec de Biocombustíveis apresenta serviços e desafios tecnológicos para atender a Nova Lei do Biodiesel

Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2016, 15h38

2016 06 27 workshop RBIOCOMB barra

As oportunidades e desafios para serviços laboratoriais, tecnológicos e de pesquisa decorrentes da nova Lei do Biodiesel (n° 13.263/2016) centralizam as discussões do 1º Workshop da RBiocomb, promovido pela Rede de Biocombustíveis do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A Lei n° 13.263/2016 autoriza o aumento do percentual de biodiesel no diesel fóssil de 7% para 8% e o torna obrigatório até 23 de março de 2017, estabelecendo progressivamente as metas de 9% e 10%, para os anos seguintes. Tais ajustes exigem esforços para adequação do mercado, que serão apresentados no evento.

O 1º Workshop da RBiocomb acontecerá em Florianópolis (SC), de 11 a 13 de julho, reunindo pesquisadores de laboratórios e Instituições voltadas ao desenvolvimento tecnológico e à garantia da qualidade do biodiesel, representantes de empresas produtoras, distribuidoras e usuárias de biocombustíveis e representantes do Governo ligados ao setor. O evento recebe apoio da Finep e da Rede de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, além de contar com o apoio institucional da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A abertura, no dia 11, será feita pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Jorge Campagnolo, e pelo coordenador da RBiocomb, Eduardo Cavalcanti, tecnologista da Divisão de Corrosão e Degradação do INT, que falarão sobre as oportunidades das redes de serviço Sibratec com a aprovação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e, especificamente, sobre a Rede Sibratec RBiocomb. Em seguida, o coordenador-geral de desenvolvimento de combustíveis renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Ricardo Gomide, falará sobre as mudanças trazidas pela Lei 13.263/2016, e o coordenador de Ações de Desenvolvimento Energético do MCTIC, Rafael Menezes, apresentará ações do MCTIC em apoio ao desenvolvimento tecnológico dos biocombustíveis no Brasil. O superintendente da Área de Fomento a Instituições de Pesquisa e Programas Descentralizados da Finep, Edgard Rocca, falará sobre as novas perspectivas do Sibratec.

A programação completa e o formulário para inscrições no evento estão disponíveis no link: http://www.rbiocomb.com.br/2-institucional/27-1-workshop-rbiocomb.html.

Divisão de Comunicação - INT

Fim do conteúdo da página