Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Integração e acesso a dados de pesquisas mobilizam discussões no Seminário de Rede de Bibliotecas do MCTIC
Início do conteúdo da página
Notícias

Integração e acesso a dados de pesquisas mobilizam discussões no Seminário de Rede de Bibliotecas do MCTIC

Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2016, 08h55

Foto: Jacqueline Antunes/INT

Integração entre bibliotecas de instituições de pesquisas e de universidades e abertura do acesso a pesquisas científicas foram assuntos de destaque do I Seminário Temático da Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa (RBP) do Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações (MCTIC) em 2016, realizado nesta quinta-feira (23/06), no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (IBICT), o seminário acontece duas vezes por ano em diferentes unidades de pesquisa do País, tendo, desta vez, como tema Competência em informação e dados de pesquisa.

Pela manhã, foi realizada a mesa redonda Competência em Informação, que discutiu o papel estratégico dos profissionais bibliotecários de pesquisa no desenvolvimento científico e tecnológico nos institutos. Como ações para aprofundar a participação das bibliotecas no desenvolvimento de P,D&I, foi ressaltada a importância de intensificar o número de publicações sobre esta competência e apresentado o projeto integrador de bibliotecas universitárias e de pesquisas desenvolvido pela RBP e Ibict em parceria com a Universidade de Brasília (UNB). A chefe da Seção de Informação e Prospecção Tecnológica (SIPT), Lidia Mendes, coordenando a mesa, propôs que o INT realizasse, no âmbito desse projeto, uma capacitação em bases científicas e de patentes. A sessão contou ainda com a apresentação da professora Regina Belluzzo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que apresentou uma metodologia para a formação estratégica dos bibliotecários; e com a apresentação da coordenadora da Rede de Bibliotecas Públicas de Barcelona (Espanha), Ester Omellia, que mostrou o exemplo bem sucedido de acesso a pesquisas implementado em sua cidade.

O desafio de saber gerenciar dados de pesquisas mobilizou as discussões da tarde, que discutiu possíveis ações para acelerar as pesquisas e, principalmente, a questão de como promover o acesso aberto às pesquisas científicas e tecnológicas. Na mesa redonda, comandada pela coordenadora de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação do Ibict, Lena Vânia Pinheiro, foram apresentadas casos como o a gestão de dados sobre a Zika, com registros desde 1947, relatada pelo palestrante Eduardo Vieira Martins, da Fiocruz. Também falou a coordenadora do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação do Ibict, Bianca Amaro, que gerencia o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto, que defendeu a difusão de informações abertas dos institutos por meio de revistas científicas próprias e repositórios institucionais. A bibliotecária de dados Luana Sales, do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN), por sua vez, mostrou a experiência bem sucedida de seu repositório digital de dados de pesquisa na área de Ciências Nucleares.

Além das instituições dos palestrantes, estiveram presentes ao evento representantes da Finep, Inpe, Mast, INPI, IBP, FBN, Marinha, Unesp, UNB, UFRJ, UFF, UniRio e dos editores Ebsco, ProQuest e Elsevier. O diretor do INT, Fernando Rizzo, fez a abertura do evento, ressaltando a importância das discussões em curso. Além do seminário, aberto ao público, o encontro da RBP é antecedido por dois dias de reuniões da Rede, o primeiro dedicado à capacitação dos profissionais de gestão da informação e bibliotecas da Unidades de Pesquisa do MCTIC e o segundo a discussões técnicas, onde se relacionam dificuldades, expertises e tarefas para o grupo. As reuniões contaram também com a presença do coordenador de Gestão Tecnológica do INT, Haroldo Clarim.

A coordenadora da RBP, Tainá Assis, fez um balanço positivo do evento e anunciou como possível data para o próximo encontro os dias 25, 26 e 27 de outubro.

Divisão de Comunicação - INT

Fim do conteúdo da página