Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto do INT recebe prêmio de Design
Início do conteúdo da página
Notícias

Projeto do INT recebe prêmio de Design

Publicado: Segunda, 30 de Maio de 2016, 15h30

2016 05 30 Cadeira residencial julio

O projeto de Cadeira Residencial – elaborado pelo tecnologista Júlio Silva da área de Desenho Industrial do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) em conjunto com os bolsistas Angelina Chacur, Bruna Milan, Mauro Melo – recebeu medalha de prata no Prêmio Internacional Objeto Brasil 2016, na categoria Design para Todos/Economia Solidária. Em sua primeira edição, essa premiação já representa o principal reconhecimento do design brasileiro, agregando inscrições também de concorrentes de outros países. A iniciativa da premiação é um desdobramento das ações da Associação Objeto Brasil, que por cinco anos promoveu a etapa nacional do Prêmio Idea, no qual o INT foi contemplado na última edição, em 2014, pelo projeto da cadeira de rodas hospitalar concebido também pelo designer Júlio Silva.

Apresentado ao público do ciclo Terças Tecnológicas do INT, em abril, o projeto agora premiado consiste em uma cadeira de rodas para uso residencial, que além de dimensões mais adequadas à passagem por portas e corredores, trouxe a inovação de aro de propulsão deslocado, que melhora a posição para o cadeirante mover a cadeira, reduzindo o trabalho mecânico e evitando dores nos ombros comuns ao esforço usado nos modelos tradicionais.

A entrega do Prêmio Objeto Brasil 2016 ocorreu no dia 23 de maio, no Istituto Europeo di Design (IED), em São Paulo, onde a cadeira segue em exposição até esta sexta-feira (3/06). Outro protótipo da cadeira de rodas residencial fica em exposição também no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, até 17 de julho.

Divisão de Comunicação - INT

Fim do conteúdo da página