Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Paratletas conquistam medalhas com equipamento desenvolvido pelo INT
Início do conteúdo da página
Notícias

Paratletas conquistam medalhas com equipamento desenvolvido pelo INT

Publicado: Quarta, 25 de Maio de 2016, 15h11

A atleta Rosinha Santos obteve medalha de ouro em arremesso de peso e prata no lançamento de disco no torneio Open Internacional Caixa Loterias 2016, etapa do Circuito Mundial de Atletismo Paralímpico (IPC Athletics Grand Prix), que este ano foi realizado no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, servindo como último evento-teste para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Também obteve, respectivamente, prata e bronze nas mesmas modalidades a atleta Julyana da Silva. As conquistas, que aumentam as esperanças de medalha também nas Paralimpíadas, tiveram o suporte de bancos sob medida desenvolvidos pela equipe da Divisão de Desenho Industrial do Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

Os equipamentos foram desenvolvidos nos laboratórios de Ergonomia (Laber) – que estudou as dimensões e movimentos do corpo de cada atleta – e de Modelos Tridimensionais (Lamot) – que deu forma aos bancos –, integrando o Faperj "Projeto de desenvolvimento de inovações em treinamento esportivo de alto rendimento em excelência olímpica", coordenado pelo Instituto de Educação Física e Desportos da UERJ. Os estudos no Laber envolveram a coleta de dados no escâner 3D a laser de corpo inteiro – único do tipo na América Latina – e o uso de sensores para a captura de movimentos. Já no Lamot foram elaborados modelos funcionais e modelos em escala reduzida produzidos em impressoras 3D.

Além de Rosinha e Julyana Cristina da Silva, estão sendo beneficiados pelo projeto mais três atletas que irão competir nas modalidades masculinas de arremesso: o recordista brasileiro no lançamento de disco, Vanderson Silva – que ficou em quarto nesta última competição – e os jovens Márcio Lucas da Paz e Rafael Amorim Coury.

As competições de arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dardo dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 acontecerão entre os dias 8 e 15 de setembro, no próprio Engenhão.

Divisão de Comunicação - INT

Fim do conteúdo da página