Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Eficiência energética e sustentabilidade são tema da próxima Terça Tecnológica
Início do conteúdo da página
Notícias

Eficiência energética e sustentabilidade são tema da próxima Terça Tecnológica

Publicado: Terça, 24 de Maio de 2016, 16h56

Eficiência energética e sustentabilidade podem caminhar juntas, conforme demonstra a área de Energia do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), que prioriza esses parâmetros em suas pesquisas e consultorias. Para a indústria, os resultados de eficiência energética repercutem no aumento da produtividade em relação ao uso de combustíveis e outros insumos energéticos. A sustentabilidade, por sua vez, diz respeito à manutenção da atividade ao longo do tempo, com bons resultados econômicos vinculados a resultados sociais e ambientais também positivos.

O tema será mostrado ao público na próxima edição do ciclo de palestra Terças Tecnológicas, que acontece no auditório do INT, no Rio de Janeiro, no dia 7 de junho, às 14h30. Na apresentação, o engenheiro eletricista Augusto Rodrigues, tecnologista da área de Energia do Instituto, dará detalhes sobre a aplicação desses conceitos, mostrando especificamente os resultados que vêm sendo obtidos por meio do projeto Eficiência Energética em Indústrias de Cerâmica Vermelha na América Latina para Mitigar a Mudança Climática (EELA), coordenado no Brasil pelo INT.

Patrocinado pela Agência Suíça de Cooperação e Desenvolvimento (Cosude) e pela ONG Swisscontact, o projeto EELA usa a experiência da equipe do INT para promover práticas que aumentam a eficiência energética da produção das cerâmicas da região do Seridó, entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, com ações estendidas também a todo o Nordeste e outras localidades do País com concentração de cerâmicas. Essas melhorias são usadas também como modelo para disseminação entre os ceramistas da Bolívia, Colômbia, do Equador, Peru e México.

“O trabalho tem incentivado as indústrias a modificarem suas tecnologias de queima e secagem, passando a demandar menos combustível para produzir a mesma quantidade de telhas e tijolos, melhorando ainda a qualidade do produto final. Como consequência direta também são reduzidas consideravelmente as emissões de dióxido de carbono (CO2) e materiais particulados” – explica o coordenador do Projeto EELA pelo INT, Joaquim Augusto Rodrigues. A meta no Brasil é reduzir as emissões de gases de efeito estufa em cerca de 440 mil toneladas, com medidas que vêm sendo adotadas pelo setor cerâmico.

As ações do INT neste trabalho incluem ainda o fomento ao uso racional de novas fontes de biomassa e de resíduos combustíveis por parte do setor cerâmico. Um dos executores do Projeto EELA, a engenheira florestal Julia Campos, falará sobre o tema.

O ciclo Terças Tecnológicas é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, apresentando projetos como esses, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Tecnologia. O objetivo é estimular o debate e a interação entre tecnologistas e o público universitário, e divulgar tecnologias inovadoras para a sociedade.

 

Serviço

Terças Tecnológicas - 2016

Tema: Eficiência Energética e Sustentabilidade

Palestrantes: Joaquim Augusto Rodrigues (tecnologista da Divisão de Energia do INT, coordenador do projeto EELA no Brasil);

                          Julia Campos (Engenheira florestal, bolsista da área de Energia do INT, executora do Projeto EELA no Brasil)

Data: 7 de junho

Horário: 14h30 às 16h30

Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia
            (Av. Venezuela, 82 - Praça Mauá - Rio de Janeiro)

Inscrições gratuitas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Os inscritos receberão um certificado de participação.

Fim do conteúdo da página