Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > INT participa do evento Brazil-Sweden Excellence Seminar
Início do conteúdo da página
Notícias

INT participa do evento Brazil-Sweden Excellence Seminar

Publicado: Terça, 17 de Maio de 2016, 14h10

A tecnologista Ayla Sant'Ana da Silva, da Divisão de Catálise e Processos Químicos (DCAP) do INT, participa, em Brasília, do evento Brazil-Sweden Excellence Seminar. Organizado pela Swedish Academic Collaboration Forum (SACF), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), o Ministério da Educação e Cultura (MEC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o seminário visa aproximar pesquisadores brasileiros e suecos para buscar futuras cooperações e desenvolvimento de projetos conjuntos de P&D em temas de interesse dos dois países. O SACF é um grupo formado por seis grandes universidades suecas – Chalmers University, Royal Institute of Technology, Linkoping University, Lund University, Stockholm University e Uppsala University – que realiza seminários de pesquisa e ensino superior em um grupo seleto de países.

A delegação sueca vem ao Brasil com 80 pessoas, incluindo pesquisadores, o ministro sueco de ensino superior e pesquisa, gestores de seis universidades, diretores e representantes de agências de financiamento. O seminário, que acontece na sede da Capes, segue os seguintes tópicos: imagem e visualização em ciências da vida; nanotecnologia e materiais funcionais; educação inclusiva, gênero e etnia; desenvolvimento sustentável: energia, meio ambiente e biodiversidade; autonomia e inteligência artificial; internacionalização e colaboração no ensino superior.

Dentro do tema “Desenvolvimento sustentável: energia, meio ambiente e biodiversidade”, a pesquisadora Ayla Sant’Ana apresenta, amanhã (18), a palestra “Enzymatic and microbial conversion of renewable substrates and biodegradation of xenobiotics”, mostrando pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Biocatálise (Labic) do INT.

A área de Catálise do INT conta com o tecnologista Alexandre Gaspar, chefe do Laboratório de Catálise (Lacat), treinando, também a partir de hoje, uma equipe no Laboratório do Grupo de Peneiras Moleculares Micro e Mesoporosas do Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A capacitação, realizada a convite da professora Heloise Pastore, vai até a quinta-feira (19) e mostra o funcionamento de protocolos de avaliação do desempenho de catalisadores e o uso de unidades de teste em reatores tubulares.

Divisão de Comunicação - INT

Fim do conteúdo da página