Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto Ethanol 2G recebe grupo dinamarquês no INT
Início do conteúdo da página
Notícias

Projeto Ethanol 2G recebe grupo dinamarquês no INT

Publicado: Terça, 01 de Março de 2011, 16h31

2011 02 25 reuniao dinamarqueses jacqueline 13 site

Um grupo de pesquisadores de universidades e empresas de inovação da Dinamarca visitou o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), onde discutiu detalhes do projeto Ethanol 2G. Além do INT, o projeto, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mantém parceria com a União Européia e conta com mais seis universidades brasileiras.

Na reunião, realizada na última sexta-feira (25), o grupo dinamarquês conheceu as atividades laboratoriais do INT envolvendo o bioetanol, desenvolvidas pela área de Catálise e Processos Químicos do Instituto.

 “Durante o encontro foram discutidas as possibilidades de novas parcerias e ainda reforçar a que já existe entre o INT e a Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), dentro do projeto Ethanol 2G” – revela a química Viridiana Ferreira Leitão, chefe do laboratório de Biocatálise do INT.

O projeto é financiado pelo CNPq e Faperj e tem como objetivo buscar tecnologias avançadas para a produção de bioetanol de segunda geração. Produzido a partir da celulose, presente nos resíduos da cana-de-açúcar e em outras matérias-primas vegetais, este tipo de combustível renovável tem despontado como uma importante alternativa de fonte de energia ambientalmente sustentável.

Além da Dinamarca, o projeto tem a participação de outras instituições na Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal, Suécia e Suíça. A primeira reunião do grupo aconteceu nos dias 2 e 3 de fevereiro, em Lisboa, realizada pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal (LNEG), coordenador geral do projeto.

“O próximo encontro está previsto para outubro, com a nossa primeira missão à Dinamarca”, finaliza Viridiana Leitão.

Divisão de Comunicação - INT

(Foto: Jacqueline Antunes)

Fim do conteúdo da página