Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Design de jóias, móveis e sapatos são ensinados no INT
Início do conteúdo da página
Notícias

Design de jóias, móveis e sapatos são ensinados no INT

Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2008, 14h08

Técnicas e conhecimentos profissionais específicos do desenho de diversos produtos podem ser assimilados em workshops e cursos de curta duração que acontecem em março, no Centro Design Rio, no Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), no Rio de Janeiro. As aulas são procuradas principalmente por designers, artesãos e estudantes de design, mas não há pré-requisitos para os cursos, podendo se inscrever interessados de diversas áreas.

Na primeira semana, de 3 a 7 de março, das 10h às 13h, a professora Irina Aragão, mestre em Design pela PUC-Rio e especialista em Ourivesaria pela ESAIS, Moscou/Rússia, ministrará o Workshop de design de bijuterias. O conteúdo teórico e prático tem foco no design, no desenvolvimento de novos produtos e na criação de bijuterias artesanais. No mesmo período, das 18h30 às 21h30, a designer e artista multimídia Rê Fernandes, professora da Universidade Estácio de Sá, apresenta o curso Cor: conceito e experimentação, em que irá lançar as bases para o que chama de nova teoria da cor e nova escala cromática, mostrando a evolução científica sobre o assunto e sua aplicabilidade prática. Também abordará as questões da linguagem e do uso da cor nos diversos segmentos profissionais que dela se utilizam como: design, moda, arquitetura e comunicação.

De 10 a 13 de março, das 18h30 às 21h30, haverá o curso Design de móveis, reflexões sobre atuação na área do premiado designer Bernardo Senna, da Divisão de Desenho Industrial do INT. Ele abordará temas como: o móvel e seu papel na sociedade e no mercado; quando e como uma idéia vira produto, oportunidades de divulgação e discussão de portifólios.

A segunda quinzena do mês fecha com o Workshop em design de sapatos: do conceito ao produto, com a designer Joana Pessoa, mestre em design de moda (acessórios) pelo Instituto Marangoni, em Milão, Itália. O programa apresenta o universo dos sapatos desde informações culturais e tecnológicas até a confecção de um protótipo não-funcional, criado a partir do desenvolvimento de um sketch-book para a criação de uma mini-coleção.

O Centro Design Rio funciona numa parceria do INT com a Finep e o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex/MCT/MDIC). Mais detalhes sobre os cursos podem ser obtidos na página www.centrodesignrio.com.br

Divisão de Comunicação - INT

Fim do conteúdo da página