Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > INT integra Rede ibero-americana de Biofabricação
Início do conteúdo da página
Notícias

INT integra Rede ibero-americana de Biofabricação

Publicado: Sexta, 04 de Janeiro de 2008, 15h00

A Rede Ibero-americana de Biofabricação: Materiais, Processos e Simulação (BIOFAB) foi aprovada no âmbito do Programa Ibero-americano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (CYTED), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com duração até dezembro de 2010.

A iniciativa da proposta e a coordenação da rede são do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto do Instituto Politécnico de Leiria de Portugal (CDRSP/IPL). A rede foi criada com o objetivo de reunir centros de investigação ibero-americanos com competências científicas específicas que, juntamente com parceiros industriais, desenvolvam investigação sobre biofabricação.

A BIOFAB é formada por Portugal, Brasil, Espanha, Argentina, Cuba, Venezuela e México, totalizando 19 grupos participantes e 158 investigadores. Sete grupos são do Brasil: Divisão de Processamento e Caracterização de Materiais do Instituto Nacional de Tecnologia (DPCM/INT), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Centro de Pesquisas Renato Archer (CENPRA); Universidade de São Paulo (USP-EESC); Universidade de Campinas (UNICAMP-FEQ/FEM); Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT).

Os trabalhos previstos envolvem a elaboração de projetos em diversos campos da biofabricação, como síntese, processamento e caracterização de materiais biocompatíveis; desenvolvimento de novos processos de biofabricação; e desenvolvimento de software para matrizes de suporte para engenharia de tecidos.

Também estão planejados o treinamento dos parceiros envolvidos sobre o estado da arte dos diferentes tópicos associados à biofabricação; a organização de workshops e seminários no âmbito da rede; a definição de um programa comum de formação em pós-graduação na área de biofabricação; e a publicação de artigos em periódicos e edição de livros.

Divisão de Comunicação - INT

Fim do conteúdo da página