Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cetene-INT promove fórum de nanotecnologia no Recife
Início do conteúdo da página
Notícias

Cetene-INT promove fórum de nanotecnologia no Recife

Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2008, 13h58

Promover a nanotecnologia como diferencial competitivo para as indústrias do Nordeste. Esse é o foco do NanotecNE – Fórum para o Desenvolvimento Industrial em Nanotecnologia no Nordeste, que acontece no auditório da Fiepe (Av.Cruz Cabugá, 767, Recife PE), na segunda-feira (25/02), a partir das 16h. O evento é organizado pelo Centro de Tecnologias estratégicas do Nordeste (Cetene), coordenação vinculada ao Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

Aberto ao público, o fórum apresentará fundamentos, aplicações e identificação de oportunidades para a utilização da nanotecnologia para o setor produtivo da região. O objetivo é estimular a incorporação deste tipo de tecnologia à cadeia produtiva das indústrias do Nordeste, visando aumento na sua competitividade. O NanotecNE pretende ainda promover a interação do setor produtivo nordestino com as Instituições de Ciência e Tecnologia, visando ações de inovação e desenvolvimento tecnológico e seu desdobramento em transferências de tecnologias.

O engenheiro químico Fábio Dantas, da Divisão de Processamento e Caracterização de Materiais do INT é um dos palestrantes. O pesquisador apresentará a palestra Nanotecnologia aplicada à saúde, onde relatará o trabalho que desenvolve no INT – em parceria com a área de Biologia Molecular da UFF e de Odontologia/Imunologia da USP –, de desenvolvimento de uma droga elaborada a partir de nanopartículas vetorizadas para o combate à tuberculose. Dantas também mostrará possibilidades de transferência de tecnologia para empresas, a partir das pesquisas desenvolvidas na área.

Na abertura do fórum NanotecNE estarão presentes o coordenador geral do Cetene, Fernando Jucá, o coordenador da Rede de Nanotecnologia do Cetene, Celso Melo, o diretor da ABDI, Evando Mirra, e o presidente do Sindicato de Fármacos e Cosméticos de Pernambuco (Sinfacope), Felipe Coelho. Em seguida, o professor Oswaldo Alves, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentará a palestra Nanotecnologia: fundamentos, aplicações e oportunidades.

Divisão de Comunicação - INT

Fim do conteúdo da página