Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > INT e Sedeis/RJ: parceria para exportar
Início do conteúdo da página
Notícias

INT e Sedeis/RJ: parceria para exportar

Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2008, 14h56

Em parceria com o INT, o estado do Rio de Janeiro está viabilizando a qualificação de empresas com vistas ao mercado internacional. No Rio Fashion Business, realizado em janeiro, durante o Fashion Rio, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis/RJ) e o Instituto realizaram reunião com pequenos e microempresários do setor de confecção, visando iniciar o trabalho de capacitação de mão-de-obra e qualificação do produto para exportação. A parceria entre a Sedeis e o INT já existe desde o ano passado, a partir de uma solicitação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda Praia, da Baixada Litorânea. Os empresários presentes na última edição do Rio Fashion Bussiness, em julho de 2007, perceberam que poderiam expandir a produção para atender ao público internacional, desde que adquirissem maior know-how.

Através do Programa de Apoio Tecnológico à exportação (Progex) do INT, 30 pequenos e microempresários de moda praia participaram dos cursos de qualificação de produto. Hoje, seis meses depois, 15 empresas já estão exportando e sete estiveram na última Feira de Moda Internacional, em Madri, na Espanha.

Além de articulação e capacitação para qualificação de produtos, o Progex motiva os empresários a criarem uma identidade e o desenvolvimento de embalagens e rótulos dos produtos a serem exportados. O trabalho é realizado pelo Centro Design Rio, também sediado no Instituto.

- As embalagens são desenvolvidas conforme as necessidades e características do país para onde se está destinando o produto - destaca Andréa dos Santos Gomes, engenheira especializada em industrial têxtil, do Progex-RJ.


(Fonte: Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro)

Fim do conteúdo da página