Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pesquisadores do INT do Nordeste e Rio unem-se em projeto comum na área de biocombustíveis
Início do conteúdo da página
Notícias

Pesquisadores do INT do Nordeste e Rio unem-se em projeto comum na área de biocombustíveis

Publicado: Quinta, 14 de Mai de 2009, 12h22

2009 05 14 biocombustiveis

Os pesquisadores do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/INT), do núcleo de Campina Grande, Henrique do Nascimento Cunha e Wilson Rosas, estiveram, no dia 11 de maio, no Laboratório de Corrosão e Proteção (Lacor), na sede do INT, no Rio de Janeiro. Eles foram recebidos pelo engenheiro Eduardo Cavalcanti, responsável pelas pesquisas com biocombustíveis do Lacor, em função da pesquisa realizada em conjunto nas duas regiões. A visita consistiu no treinamento, tratamento de dados e redação do projeto, que será submetido ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O projeto, intitulado Desenvolvimento de Sistemas Alternativos para Avaliação em Campo do Estágio de Oxidação de Biodieseis, Blendas e Misturas Bx, visa, através de métodos eletroquímicos e eletrônicos, desenvolver um protótipo para a avaliação de características físico-químicas associadas ao envelhecimento dos biodieseis, blendas e misturas, pois estes apresentam elevadas tendências à oxidação durante a estocagem.

Os pesquisadores do Sudeste e do Nordeste estão na fase de permuta de amostras do biocombustível de algodão e soja, produzidos na planta piloto do Cetene, em Caetés (PE), e na sede do INT, no Rio.

Divisão de Comunicação - INT

Fim do conteúdo da página