Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 68ª Reunião Anual da SBPC
Início do conteúdo da página
Eventos

68ª Reunião Anual da SBPC

A eficiência energética aliada à sustentabilidade é destaque no estande do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) na 24ª ExpoT&C, mostra de Tecnologia e Ciência que ocorrerá entre os dias 4 e 9 de julho, associada à 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Por meio de maquetes de fornos, que vêm sendo implementados a partir da difusão de informações do projeto Eficiência Energética em Indústrias de Cerâmica Vermelha na América Latina para Mitigar a Mudança Climática (EELA), coordenado no Brasil pela área de Energia do INT, os visitantes podem verificar como mudanças de tecnologias de queima, secagem e uso da matéria-prima, podem reduzir o consumo de combustível na produção de telhas e tijolos, melhorando a qualidade do produto e reduzindo emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

O INT é uma das unidades de pesquisas que compõem o Pavilhão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no evento, realizado este ano no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, BA.

O Instituto também apresenta embalagens que reduzem em até 70% as perdas de frutas. Com base dobrável e retornável, a solução desenvolvida pela área de Desenho Industrial do INT substitui caixas e caixotes que viram lixo após o uso. Padronizada no comprimento e largura, as embalagens se empilham perfeitamente sem amassar ou abafar o conteúdo. O que varia na embalagem são as alturas e as bandejas que se adéquam ao diâmetro e ao formato de várias frutas. A precisão da acomodação dos produtos é garantida por pesquisa realizada com frutas digitalizadas e impressas em 3D. Ao contrário da estrutura da caixa que retorna ao produtor, a fina bandeja fica no mercado, sendo feita em material apropriado para a reciclagem.

Há ainda caixas específicas para morangos e palmito de pupunha in natura, que garantem a integridade desses produtos. No caso dos morangos, as novas embalagens permitem um novo arranjo que impede a sobreposição que deteriora o produto, aumentando sua sobrevida em 50%. No caso do palmito, há ganho de 120% no tempo de prateleira sob refrigeração.

Para os estudantes, o estande do Instituto Nacional de Tecnologia realiza o Desafio INT, um jogo interativo de perguntas e respostas sobre Ciência, Tecnologia e Inovação. O Desafio traz questões com imagens e vídeos baseados em situações quotidianas que são explicadas por conteúdos presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. A atividade possui três níveis de dificuldade, sendo compatível também com a segunda fase do Ensino Fundamental. Jogam cinco participantes por vez, que escolhem eletronicamente as opções de respostas projetadas na tela.

No estande do INT, é possível ainda o visitante obter informações sobre as diversas áreas de pesquisa existentes no Instituto e sobre seu serviço como unidade credenciada da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, a Embrapii. A Unidade Embrapii INT apoia empresas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores em Tecnologia Química Industrial, abrangendo soluções em petróleo, gás e petroquímica, química de renováveis, biocombustíveis, agroindústria, polímeros e na síntese de estruturas orgânicas e inorgânicas, entre outras.

Serviço

68ª Reunião Anual da SBPC

Local: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - Porto Seguro
Período: de 3 a 9 de julho de 2016

Abertura oficial: domingo (3), às 18h, na UFSB, Auditório Monte Pascoal 1

24ª ExpoT&C – Exposição de Tecnologia e Ciência

Período: de 4 a 9 de julho
Horário: De segunda-feira (4) a sábado (9), das 9h às 18h
 
Local: PAVILHÃO DA FEIRA EXPOT&C SBPC – Área do MCTIC

          (Primeiro estande de Instituição do MCTIC à direita da entrada principal)

 
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - Campus Sosígenes Costa
Rodovia Porto Seguro - Eunápolis - BR-367, km 10 – Porto Seguro – Bahia

Telefone: (73) 3288 - 8400

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página