Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Engenharia de Avaliações e de Produção
Início do conteúdo da página

Engenharia de Avaliações e de Produção

A Divisão de Engenharia de Avaliações e de Produção (DEAP) realiza estudos de avaliações tecnológicas de produtos e processos industriais com abrangência em todo território nacional. A grande maioria das atividades da DEAP é amparada em Lei e visa dirimir questões de natureza técnica que levam a litígios entre a União e os Contribuintes.

As atividades desenvolvidas por essa divisão são: prestar serviços às empresas públicas, privadas e órgãos governamentais na avaliação técnica de produtos e processos de produção para dirimir questões ligadas à classificação fiscal de mercadorias, avaliação de vida economicamente útil de bens em função dos impactos da obsolescência tecnológica e econômica, realizar perícias técnicas e avaliação de insumos no processo produtivo, avaliar a necessidade de funcionamento ininterrupto de empresas.

Além de manter suas atividades já estruturadas em funcionamento esta divisão desenvolve pesquisas nas áreas de desempenho e emissões de motores de combustão interna; desenvolvimento de equipamentos de medição; tecnologia assistiva e projetos na área de Gestão da Produção.

Na área de Gestão da Produção a DEAP contribui com a melhoria da produtividade e da qualidade nas empresas privadas e instituições públicas. Desenvolve sistemas computacionais, procedimentos organizacionais e consultorias com ênfase nas especialidades de Administração da Produção e de Serviços, Gestão da Manufatura, Gerência de Projetos e Logística. Utilizando ferramentas de simulação computacional avalia o dimensionamento e a organização de estruturas de produção industrial.

A Linha de Pesquisa de Tecnologia de Educação e Saúde para a Escola Inclusiva a DEAP realiza o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de gestão em Redes de Instituições de Ensino, tratando de temas como Gestão Estratégica, Sistemas de Informação, Gestão do Conhecimento, Tecnologia Assistiva, Mecatrônica, e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Esta divisão também atua na avaliação de tacógrafos segundo especificações técnicas do Anexo I e II da Resolução nº. 92/99 do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN/DENATRAN.

CONTATO

Valéria Said de Barros Pimentel
Chefe da Divisão de Engenharia de Avaliações e de Produção - DEAP
 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel.: (21) 2123-1072
Fim do conteúdo da página