Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pesquisadora recebe Prêmio e Medalha Ruth Leibsohn Martins

2018 08 31 sbcat tardeWEB LuciaAppel foto justo davila

A engenheira química Lucia Gorenstin Appel, pesquisadora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), foi premiada com a Medalha Ruth Leibsohn Martins. Conferida pela Regional 2 da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat), que abrange os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a premiação é oferecida um pesquisador, profissional ou aluno da região em reconhecimento as suas contribuições para o avanço da Catálise.

A premiação foi feita no dia 31 de agosto, no encerramento do3º Encontro de Catálise da SBCat Regional 2, sediado pelo INT. Trazendo o nome da pesquisadora do Cenpes/Petrobras e do Núcleo de Catálise da Coppe/UFRJ, falecida em fevereiro de 2017, a Medalha Ruth Leibsohn Martins, enaltece o espírito dessa grande incentivadora de muitos dos pesquisadores que hoje realizam trabalhos de ponta na área. Assim, o prêmio reconhece não só a excelência acadêmica ou mérito científico do contemplado, mas também suas atividades altruístas, caracterizadas pela boa interação e ajuda a colegas, subordinados e com o público em geral.

Formada pela Escola de Química da UFRJ e doutora pela Coppe/UFRJ, Lucia Appel, desenvolve estudos na área de catálise há mais de 40 anos. A pesquisadora foi responsável pelo projeto e montagem do Laboratório de Catálise (LACAT), da Divisão de Catálise e Processos Químicos (DICAP) do INT, onde, desde então, exerce sua atividade profissional. O LACAT é atualmente considerado um dos centros mais ativos em catálise no Brasil. A pesquisadora também possui mais de 200 contribuições técnicas, na forma de trabalhos publicados em revistas de circulação internacional, participações em congresso e patentes na área. Além disso, Lucia Appel sempre está orientando pesquisadores de pós-graduação: atualmente são cinco de doutorado, dois de mestrado e duas supervisões de pós-doutorado em andamento.

 

Fim do conteúdo da página