Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

INT realiza primeira certificação de horta orgânica em shopping do país

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT), por meio da Divisão de Certificação (DICER), realizou a primeira certificação de alimentos orgânicos em uma horta urbana no Rio de Janeiro, que também foi o primeiro sistema de cultivo orgânico certificado dentro de um shopping no Brasil. Localizada no terraço do Carioca Shopping, na Vila da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, a horta recebeu o certificado de conformidade orgânica na última sexta-feira, em uma solenidade, que contou com a presença da vice-diretora do INT, Ieda Caminha.

"Partimos para uma alçada onde inicialmente não tínhamos tanto conhecimento e, em parceria com pessoal do INT, do Centro de Pesquisa Mokiti Okada e mais a equipe do shopping, abraçamos a causa para fazer uma entrega à sociedade e virar um exemplo" – comemora o superintendente do shopping, Leonardo Vieira de Oliveira.

"É animadora a conscientização que vem fazendo proliferar hortas urbanas no Brasil" – comemora a chefe da Divisão de Certificação do INT, Rosana Esteves. A tecnologista, no entanto, ressalta a importância da certificação orgânica, quando realmente é atestado que aquele sistema de cultivo atende a todos os requisitos da produção de orgânicos, incluindo legislação ambiental, cuidado com os resíduos, condições do solo e as relações de trabalho envolvidas. "A certificação dá confiabilidade à produção, pois muitas vezes o produtor acha que está produzindo orgânicos, mas está deixando de cumprir alguma de suas etapas" – explica Rosana.

2018 04 13 certificacao shopping carioca Amanda Oliveira web5

No Carioca Shopping, o INT – na qualidade de Organismo de Avaliação da Conformidade Orgânica, credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e acreditado pelo Inmetro – realizou a auditoria e inspeção de certificação da horta em junho de 2017. Por se tratar de uma horta urbana, foi necessária a coleta de amostra do solo, cuja análise identificou que necessitaria ser trocado por um solo orgânico. Desde então, o shopping passou a adquirir o solo de uma unidade de produção orgânica certificada e, já cumprindo os demais requisitos, chegou à certificação inicial de sua produção.

A gerente de marketing do Carioca Shopping, Beatriz Caliman, relata que o projeto da horta orgânica nasceu no final de 2016. Após a expansão do shopping, havia um espaço que seria destinado ao paisagismo, até que surgiu a ideia de montar uma horta orgânica. "A partir da horta, desenvolvemos diversos outros projetos, como a feira orgânica, que acontece no segundo sábado de cada mês, no estacionamento do shopping, onde as mudinhas das plantas cultivadas são distribuídas" – relata a gerente.

2018 04 13 certificacao shopping carioca Amanda Oliveira web36

A barraca onde são comercializados os produtos da horta orgânica é operada por uma ONG da região, que vende os produtos e fica com esse valor para investir em seus projetos. Além da feira orgânica, que foi a primeira da Zona Norte em shopping, o shopping ainda expõe o trabalho a seus clientes e organiza visitas de escolas à horta, quando todos aprendem um pouco mais sobre cultivo orgânico e importância da alimentação saudável. Parte da produção também vai para os funcionários do Carioca Shopping.

Além dos procedimentos de certificação conduzidos pelo INT, o empreendimento contou com a orientação de um engenheiro agrônomo do Instituto Mokiti Okada e investiu em um projeto de arquitetura, que facilitou o acesso de clientes à horta a partir da praça de alimentação e criou uma área para fazer o rodízio de espécies.

Fim do conteúdo da página