Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

"Cerâmica Vermelha – Projeto EELA no Brasil": livro disponível para baixar

2017 09 21 Livro Ceramica Vermelha

Lançado em 2017 pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o livro "Cerâmica Vermelha – Projeto EELA no Brasil" reúne resultados e informações relacionadas ao projeto Eficiência Energética em Indústrias Cerâmicas na América Latina para Mitigar a Mudança Climática (EELA), desenvolvido durante seis anos pela Divisão de Energia (DIENE) do INT, com apoio da Agência de Cooperação para o Desenvolvimento da Suíça (Cosude).

As ações do Projeto EELA no Brasil descritas no livro abrangem estudos sobre eficiência energética, comparação de fornos, rearranjo de peças para a queima, melhoria da combustão por injeção de ar, viabilidade de créditos de carbono, panorama do uso e dinâmica de preços da biomassa, oferta de lenha de algaroba e planos de manejo da caatinga. Entre os resultados apresentados estão a troca de 112 fornos ineficientes no Nordeste do País, aumento da disponibilidade de lenha e redução de mais de 494 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera. O relato também traça um panorama do setor de cerâmica vermelha no país, destacando características das empresas de cada estado, tipos de produção, produtos e uso a energia, entre outros aspectos.

A atuação do Projeto EELA junto aos ceramistas promoveu o conceito de eficiência energética, mostrando ser possível produzir até mais consumindo menos energia. Também são destacados pelo livro resultados indiretos de grande impacto social e ambiental, como o aumento da distribuição de renda, fortalecimento da economia local, preservação dos recursos naturais, uso de biomassa renovável e cumprimento das exigências legais e ambientais.

(Faça o dowload, clicando na imagem do livro.

Fim do conteúdo da página