Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

I Seminário do Programa PCI termina com premiação dos melhores trabalhos

Junto ao diretor do INT, Fernando Rizzo (ao centro), os bolsistas premiados: Leonardo Nóbrega, Gabriel Mendonça, Cristiane Evelise, Priscilla Paulino, Leonardo Pazzutti e Maiccon Barros. (Foto: Amanda Oliveira/INT)
O INT encerrou na terça-feira (6/06), com grande êxito, a primeira edição do seu
Seminário Interno de Acompanhamento do Programa de Capacitação Institucional (PCI). Ao todo, entre apresentações presenciais e gravadas em vídeo, 62 bolsistas PCI apresentaram trabalhos considerados de excelente nível pelos avaliadores e participantes do evento. No encerramento do seminário, os melhores trabalhos em seis diferentes níveis, relacionados à categoria e área de pesquisa da bolsa, foram premiados. Os trabalhos foram julgados por grupos de avaliadores externos e internos, moderados pela chefe da Divisão de Química Analítica (DIQAN), Simone Chiappeta, na área de Química; Fabrício Dantas, chefe da Divisão de Energia (DIENE), na área de Engenharia; e pelo tecnologista da Divisão de Ensaios em Materiais e Produtos (DIEMP) Maurício Monteiro, na área de Materiais.

Os prêmios foram distribuídos em seis categorias, que consideraram o nível das bolsas e a área geral da pesquisa. (Foto: Amanda Oliveira/INT)Na categoria com bolsistas PCI DA e PCI DB, com título de doutor ou de mestre com ampla experiência profissional, entre os 12 candidatos que se apresentaram oralmente na área de Química, foi premiada a bolsista Priscilla Nogueira Paulino, da Divisão de Catálise e Processos Químicos (DICAP), orientada pelo coordenador de tecnologias Aplicadas,  Marco Fraga. O trabalho escolhido tratou da "Conversão catalítica de pentoses". A banca teve como avaliadores externos os professores Mauricio Lanznaster e Rita de Cássia Colman Simões, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e, pelo INT, a tecnologista Valéria Gonçalves Costa, da Divisão de Processamento e Caracterização de Materiais (DIPCM).

Nas mesma categoria, entre 13 candidatos que se apresentaram oralmente nas áreas de Engenharias e Materiais, foi premiada a bolsista Cristiane Evelise Ribeiro da Silva, da Divisão de Ensaios em Materiais e Produtos (DIEMP), orientada pelo  tecnologista Maurício Monteiro, com o trabalho "Utilização de técnicas avançadas para caracterização do processo de desmineralização óssea". A banca avaliadora de Engenharias contou com a participação dos professores Manoel Antônio Costa Filho, da UERJ, e Venétia Corrêa Santos, da PUC-Rio, e da tecnologista Rosana Carvalho Esteves, chefe da Divisão de Certificação do INT. Já a banca de Materiais foi constituída por Marcelo Portes de Albuquerque, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Adriana da Cunha Rocha, da UFRJ, e da tecnologista Iêda Vieira Caminha, da Direção do INT.

Na categoria referente às bolsas PCI DC e PCI DD, com bolsistas graduados com mestrado ou experiência profissional e formação técnica, que gravaram suas apresentações orais em vídeo, na área de Química, entre sete candidatos, foi premiado o bolsista Leonardo Vitor Bello Pazutti, da DICAP, orientado pela chefe do Laboratório de Biocatálise, Viridiana Ferreira-Leitão (DICAP), com o trabalho "Síntese do caprilato de butila utilizando a lipase comercial Novozyn 435 e um preparo enzimático não comercial". A banca avaliadora contou com a participação da professora Aline Guerra Mansour Fraga, da UFRJ, e dos tecnologistas do INT Fábio Bellot (DICAP) e Laís Castro (DIQAN).

Ente os 12 bolsistas DC e DD que se apresentaram na área de Materiais, foi selecionado o bolsista Maiccon Martins Barros, da DIPCM, orientado pela coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico, Márcia Gomes, e pelo tecnologista Marcelo Oliveira (DIPCM), com o trabalho "Compósito de polímero biodegradável com mix de fibras". Na banca, estiveram o professor Valter Rocha dos Santos, da PUC-Rio, e os tecnologistas do INT Olga Ferraz (DICOR) e Cláudio dos Santos (DIEMP).

Na área de Engenharia, entre 11 bolsistas DC e DD, foi escolhido o trabalho de Gabriel de Aguiar Mendonça, da Divisão de Desenho Industrial  (DIDIN), Orientado pela tecnologista Flávia Pastura, que abordou a "Estimação de pontos anatômicos e medidas antropométricas a partir de imagens digitalizadas a laser do corpo humano (antropometria 3D)". Os avaliadores foram o professor José Otavio Pompeu e Silva, da UFRJ, e, pelo INT, Paulo Chacon (DINTE) e Fábio Dantas (DIPCM).

Na categoria com bolsistas PCI DE, com diploma de Escola Técnica, e ITI A, no último ano da formação profissionalizante de nível médio, foi selecionado o bolsista Leonardo Medeiros Nóbrega, da Divisão de Engenharia de Avaliações e de Produção (DIEAP), orientado pelo tecnologista Saul Mizrahi, que apresentou o trabalho "Desenvolvimento de Novas Funcionalidades de Tecnologias Assistivas". A banca que avaliou os trabalhos desse grupo abrangeu as áreas de Engenharia, Materiais e Química, tendo como avaliadores externos os professores José Pompeu e Aline Fraga, da UFRJ, e Valter dos Santos, da PUC-Rio; e, como avaliadores internos, os tecnologistas Paulo Chacon, Fábio Dantas, Olga Ferraz, Claudio dos Santos, Fábio Belot e Laís Castro.

O último dia do Seminário também foi marcado pela mesa redonda que discutiu a "Evolução do Programa PCI", contando com a presença do coordenanor-geral das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do MCTIC, Luiz Henrique Borda, do diretor do INT, Fernando Rizzo, e representantes de várias Unidades que desenvolvem atividades de pesquisa por meio do Programa, incluindo o tecnologista Paulo Gustavo Pries de Oliveira, coordenador do PCI no INT; Heloísa Bertol, diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST); e os responsáveis pelo programa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Valéria Ribeiro; da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Aucyone Augusto Silva; do Observatório Nacional (ON), Fernando Roig; do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Beatriz Ronchi Teles; e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Juavane Oliveira.

Fim do conteúdo da página