Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa 1

Entrevista Fernando Lobo Carneiro

Programa Nº 1 - 01/04/2016

Engenheiro civil, reconhecido internacionalmente na área de estruturas, Fernando Luiz Lobo Barboza Carneiro foi pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) durante 33 anos. Um de seus trabalhos mais relevantes é o método de determinação da resistência do concreto à tração que tornou-se referência em todo o mundo sendo conhecido como “brazilian test”.

Foi representante do INT no Comitê da International Organization for Standardization (ISO) e na União Internacional dos Laboratórios de Ensaios e Pesquisas sobre Estruturas e Materiais (RILEM), atuando também como delegado brasileiro no Comitê Europeu do Concreto. Junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), trabalhou na elaboração de normas brasileiras para o cálculo do concreto armado e foi redator da comissão de normas estruturais.

Participou ativamente da campanha do Petróleo, dirigindo o Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional e atuando como suplente e depois como deputado federal no período de criação da Petrobras.

Foi professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde coordenou o contrato de cooperação da Universidade com a Petrobras e foi o primeiro coordenador do Programa de Engenharia Civil da Coppe, organizando os cursos de mestrado e doutorado na área, até então inexistentes no Brasil.

Recebeu os títulos de doutor honoris causa pela UFRJ, membro de honra da RILEM e pesquisador emérito do INT. Também recebeu os prêmios Bernardo Houssay, da Organização dos Estados Americanos (OEA), e Álvaro Alberto, concedido pelo CNPq.

Lobo Carneiro nasceu em Minas Gerais, em 23 de janeiro de 1913, e faleceu no dia 15 de novembro de 2001.

Entrevista concedida em 31 de julho de 2001.

Fim do conteúdo da página