Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Catálise e Processos Químicos
Início do conteúdo da página

Catálise e Processos Químicos

DCAPA área de Catálise e Processos Químicos (DICAP) atua fortemente em pesquisa e desenvolvimento com foco nos setores químico e de energia. Alinhada aos programas estratégicos governamentais e explorando o seu potencial para inovação, as atividades concentram-se no desenvolvimento de novos processos e utilização de diferentes matérias-primas, incluindo as renováveis, para a indústria química visando à minimização dos impactos ambientais e o estabelecimento de processos sustentáveis.

Atuando em Catálise Heterogênea desde a sua implantação em 1985, hoje os trabalhos da área concentram-se em P&D para os setores energético e químico, com forte ênfase na utilização de matérias-primas renováveis e biomassa. A utilização de técnicas de experimentação em paralelo (high-throughput experimentation) no desenvolvimento de novos sistemas catalíticos, a exploração do uso de novos reatores (reatores com membranas, reatores de microcanais, reatores de placas) no estabelecimento de novos processos e a expansão da utilização de métodos químicos na síntese de catalisadores nanoestruturados estão entre as atividades da equipe. Linhas voltadas à Biocatálise também passaram a fazer parte do seu escopo de projetos em 2008. Hoje, a Divisão atua expressivamente no desenvolvimento de processos biocatalíticos direcionados à produção de biocombustíveis e bioprodutos.

Contando com uma ampla e moderna infraestrutura laboratorial, a DCAP dispõe de um número significativo de contribuições técnicas e científicas, na forma de artigos publicados em revistas de elevado fator de impacto, participações nos mais expressivos congressos da área e diversas patentes. Com mais de 30 anos de atuação, a área de Catálise do INT é atualmente considerada um dos centros mais ativos em catálise no Brasil.

A divisão conta com 3 laboratórios:

 

CONTATO

Alexandre Barros Gaspar
Chefe da Divisão de Catálise e Processos Químicos - DICAP
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel.: (21) 2123-1176
Fim do conteúdo da página