• Informação e Prospecção

A DINT, Divisão de Informação e Prospecção Tecnológica, é uma das áreas de competência do INT, sendo responsável pela administração da Biblioteca, pela prestação de Serviços de Informação Tecnológica, e pela oferta de cursos de capacitação em Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Fontes de Informação. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar constituída, em grande parte, por Mestres e Doutores. Além disso, visando otimizar a prestação de seus serviços, a DINT realiza trabalhos em parceria com diversas instituições no Brasil e no exterior.

• Biblioteca

A Bibioteca do INT tem por objetivo oferecer produtos e serviços que atendam às expectativas do corpo funcional da Instituição e da comunidade de C&T em geral, além de atender empresas, empreendedores, pesquisadores e estudantes.

O acervo é composto de cerca de 20.000 livros, periódicos, teses, cadastros, manuais, guias e folhetos, além de aproximadamente 12.000 normas técnicas, nas áreas de química industrial, orgânica, inorgânica, tecnologia de materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos, corrosão e proteção, desenho industrial, gestão da produção, gestão do conhecimento e informação tecnológica, além de obras de referência em engenharia, ciências básicas e administração. A consulta ao acervo está diponível online ou no local, de segunda à sexta, das 08:30h às 17:00h.

A Biblioteca do INT também disponibiliza, em versão online, a Biblioteca Virtual do Gás Natural, desenvolvida no âmbito do Núcleo de Tecnologias de Uso do Gás Natural. A BVGN reúne, de forma estruturada, informações atualizadas sobre sites no Brasil e no mundo relacionados ao tema.

•Serviços de Informação Tecnológica

Em um mundo onde as distâncias deixaram de existir devido à tecnologia, e as decisões são baseadas fundamentalmente em informação, a DINT oferece às empresas, instituições e empreendedores, bem como a pesquisadores e estudantes, informação com alto valor agregado, garantindo a seus clientes acesso à informações necessárias a realização de sua pesquisa ou à criação de subsídios ao seu processo decisório.

Seus profissionais possuem ampla experiência na recuperação, análise e disseminação de informações, na realização de levantamentos, estudos prospectivos e de monitoramento tecnológico. A DINT dispõe de amplo acervo próprio, através da Biblioteca do INT, e de acesso a bases de dados nacionais e internacionais para a realização desses serviços. Os Serviços de Informação Tecnológica prestados pela DINT são:

  • Acesso a Bases de Dados: através do acesso a bases de dados nacionais e internacionais, notadamente o STN - Scientific Technical Network e o Dialog Information System, a DINT coloca ao alcance de empresas, pesquisdores e estudantes informações técnicas, científicas, noticiosas e comerciais adequadas às suas respectivas necessidades, tais como levantamento de patentes, tendências de mercado, novas tecnologias, rotas de produção, dados de importação e exportação e outros.
  • Extensão Tecnológica: serviço de avaliação de situação e proposta de ações de solução ou melhoria em questões tecnológicas e gerenciais dos clientes. É realizado em duas etapas: avaliação da situação atual, através de compreensão do problema e seus limites, e proposta de ações de solução ou melhoria. O objetivo deste serviço é desenvolver soluções que possibilitem ganhos de produtividade e assegurem maior competitividade aos negócios do cliente.
  • Monitoramento e Prospecção de Informações Tecnológicas: serviço de elaboração de estudos e acompanhamento de tendências tecnológicas e de mercado, através do uso de ferramentas específicas. É realizado sob encomenda de clientes externos ou sob demanda das demais áreas do INT. "
  • Resposta Técnica: a resposta técnica tem como objetivo identificar, analisar e consolidar informações que forneçam subsídios ao processo de tomada de decisão de empresas e empreendedores no início ou expansão de seus negócios. Essas informações abrangem dados de caráter técnico, gerencial, econômico e regulatório.

• Fale com o INT

Divisão de Informação e Prospecção Tecnológica
Vera Lúcia Maia Lellis

Tel: (21) 2123-1135
Fax: (21) 2123-1136
informar@int.gov.br